Circuit Breaker

#news:

Nesta segunda-feira, o Ibovespa teve o circuit breaker acionado após queda de mais de 10% no início do pregão, mas você sabe o que é isso?

Circuit breaker é um mecanismo de interrupção da sessão quando ocorrem oscilações muito bruscas e atípicas no mercado de ações. De acordo com a B3, o sistema de circuit breaker funciona da seguinte forma:
• Suspensão de 30 (trinta) minutos da sessão em quedas de 10% em relação ao dia anterior;
• Reabertura da sessão, contudo se a queda se acentuar e atingir os 15 % (em relação ao dia anterior), a sessão é suspensa novamente, dessa vez pelo período de 01 (uma) hora;
• Reabre-se a sessão, mas se a queda atingir os 20% a sessão é suspensa por tempo determinado pela Bolsa, sempre respeitando que haverá negociações nos últimos 30 (trinta) minutos do pregão.

Hoje, em decorrência dos reflexos econômicos do corona vírus nos mercados asiáticos e europeus, bem como a divergência entre o preço do barril do petróleo entre a OPEP e a Rússia, impulsionaram a queda das bolsas mundiais, inclusive a brasileira.
Temos que a última vez que a Bolsa Brasileira acionou o circuit breaker foi em 18 de maio de 2017, no evento denominado de “Joesley Day”. Temos ainda, que o circuit breaker também foi acionado pela Bolsa de Nova York, em decorrência da queda de 7% dosn papeis da S&P 500.
Por fim, nesses momentos é necessário cautela e conhecimento por parte dos investidores.
Rafael Garcez
OAB/PR 98.379

Atenção: O presente post detém cunho apenas informativo, não correspondendo necessariamente à pareceres diretos do escritório Nicastro & Santos advogados associados.

#escritoriodeadvocaciaarapongas #novidades

Deixe um comentário